domingo, 17 de novembro de 2013

10a. Festa do Saci em Guarulhos

Tudo começou há dez anos, lá em casa...

E ó o Saci agora, pelas ruas da cidade!!! 





Não aparece no vídeo, mas a reação das pessoas com as quais eu conversava, enquanto o Saci pulava, o Boitatá brincava e o povo tocava, era incrível!!!

Ao longo do caminho pude ver a cara de lembrança da mulher que disse que sua mãe lhe contava histórias assim, do moço que jurava que o Saci tinha aparecido - de verdade pra traquinar na cidade, da cara de impressionada da menina que gritava: _Ó, ó, ó...

O mais bacana foi perceber que todas as pessoas concordavam comigo: precisamos valorizar nossa cultura!

O nosso Saci apresentou-se assim: urbano, pop... Muito por conta do olhar do Cláudio Donato, meu amor-artista- urbano que criou uma arte animada do Saci pulando para ser projetado, provando assim, ser possível a Cultura Popular & Cultura POP conviverem harmoniosamente.

O nosso Boitatá, ideia do engenheiro criativo Adriano Gregório, que resiste em não ter faicibuqui, foi construído por muitas mãos no espaço do Coletivo 308, cedido pelo Alexandre Vilas Boas e João Canobre (em meio à histórias, cafés e brincadeiras) :












O projetor foi morada do Saci, cedido pelo amigo Edson Kiyoshi.




O gerador, energia que alimentou os pulos do Saci no projetor, foi trazido de longe pelo Will Carbônica, outro POP amigo que o Saci fez por esses dias...e que ainda segurou o notebook um tempão!

O "muque" do Rodrigo Maia, carregando o carrinho encantado do gerador.

Amigos reunidos: Reiko, Verônica, Dionisio, Rosiane, Edmilson, Graça, Miriam Palma, moços que eu não sei o nome, Miriam e o povo na rua, cantando, dançando, brincando e se encantando... porque senão, não tem a menor graça!

Muito agradecida, minha gente!

Vejam o vídeo, com o Saci pulando e o Boitatá brincando pelas ruas de Guarulhos, pelo olhar brincante do André Josef K Okuma, que pirou no movimento... :



"Deu" no jornal!!!



Que possamos reverberar a nossa festa durante todo o ano, até a próxima!

Inté

Fotos: Alexandre Vilas Boas e Edmilson Ávila
Vídeo: André Okuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário