segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Biografêmeas - Oráculo de Histórias de Vida




Fui transformada em imagem mítica, um das cartas desse Oráculo incrível!!! Que honra e que alegria! Eu só agradeço, minha amiga querida @sandralessa!!! 

Esta Dois de Ouros carrega a força do sacerdócio e usa suas palavras benditas para profetizar futuros. A Mulher que Narra é responsável por carregar e espalhar a cultura dos povos, a experiência e a memória. Possui a magia de gerar interesse nos atos de falar e de ouvir e considera ambos sagrados.

Há séculos, é esta Mulher que garante uma comunicação que revela os comportamentos e valore das tradições dos povos. Ela nos ensina que uma história não é uma estrutura simples, que narrativas criam subjetividades. Uma subjetividade, cria a cultura. Uma cultura cria corpos que são sujeitos a essas histórias e é aqui que aparece a ideia de sujeição.

Integrando o naipe de Ouros, aquele que cuida da matéria da vida, esta sacerdotisa abre o peito para ensinar que mitos carregam fundamentos da vida humana; são o arquétipo atemporal, a fórmula pela qual a vida é moldada. Ela lida com sua demanda de olhos abertos, pois lembrar é conhecer e conhecer é uma questão política. Uma pessoa sem passado é uma pessoa sem futuro. Os que têm memória são capazes de viver num frágil momento presente. Os que não a têm, não vivem em parte alguma.

Contar uma história é fazer com que quem escuta realize uma travessia ritual. A voz da Mulher que Narra é o rito que atualiza o mito para que nossas histórias não sejam esquecidas. Faz isso para qu eo esquecimento não enterre nossas histórias, levando para sempre nossas almas e nossas vidas. 

A Mulher que Narra deixa sua pergunta:"se ainda estamos sujeitas e sujeitos a uma história, precisamos mudar as histórias que contamos sobre nós?"

Mulher: @deborakikuti

Para escutar o audio desta carta, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=VOTHbncZk2A&t=52s&ab_channel=MariaBiografemeas


Este projeto é iniciativa da querida amiga Sandra Lessa: 

Biografêmeas é um baralho com histórias de vida de mulheres reais. A partir da premissa - nossos corpos, nossas histórias -, a artista Sandra Lessa encantou mulheres em imagens míticas. Reivindicando identidades femininas através da poética, o baralho revela seres que inspirarm resiliência, erotismo, magia. É um baralho com uma cosmovisão feminina. 

Com a parceria da designer Mariana Coelho, esse baralho está sendo materializado. O projeto foi financiado no site Catarse, foi impresso e está à venda: https://www.instagram.com/biografemeas_oraculo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário