terça-feira, 6 de março de 2007



Hoje passei por debaixo da copa de uma árvore florida e me senti abençoada...



Depois de um dia de trabalho lá no Ponto de Cultura CIM, voltando pra casa, uma árvore me abençoou. 

Foi no exato momento em que eu fiquei bem embaixo de suas flores, penduradas nos galhos cheios de folhas compridas – preciso saber o nome daquela espécie – que ela me sorriu e disse: 

_Vá em frente minha amiga, o importante é ser feliz, dar risada e beijar na boca!

Fiquei admirada, nunca ouvi isso de uma árvore. Como fazia muito calor, parei um pouquinho, fazendo de conta que me refrescava em sua sombra. Dei uma olhadinha pra cima e percebi que suas flores sorriam pra mim. Sim, elas sorriram pra mim! Pude ver seus pistilos e achar graça também!

E toda essa graça me fez lembrar de quando eu era criança e minha avó Maria me dizia que se quisesse ter um papagaio, tinha que dar comida pra ele. A comida em questão morava em uma flor: o girassol. Bonito demais da conta e forte como o quê!

Ela logo veio com a solução: plantar girassóis pra dar comida pro loro...

Plantava a semente em terra preparada com a ajuda da vó, aguava e esperava crescer. Cuidava de tirar as pragas e ficava encantada com o tamanhão que alguns pés ficavam!

Quando resplandeciam em luz solar, nossas flores eram as mais bonitas do mundo. Aquele amarelo todo me dava um tróço por dentro, uma vontade de chorar de alegria e eu ficava bem grande, podendo ver a plantação lá de cima.

Eu retirava as flores, assim que estas murchavam e botava  o miolo pra secar. Depois de secos, debulhava tudinho e guardava em um vidrão.

O loro já teria comida durante um tempão!

Foi assim que eu aprendi, com minha avó Maria, a semear, cuidar e amar o girassol e toda flor do mundo. Penso que estendi essa emoção pra minha vida e ando por aí ouvindo flores:

_O importante é ser feliz, dar risada e beijar na boca!!!!