sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sobre o que é suficiente...

Hoje fiquei em casa, "de molho".

Esse outono com ares de inverno, acordou minha alergia - isso é que dá ter as antenas  abertas, como diria aquele médico antroposófico que escutei dia desses...
 

Reflexão!

Vai daí que aproveitei o tempo para ler e escrever; estou às voltas com minha monografia da pós-graduação.

(ilustração de Alexa B. Leirner)

Então (re)visitei Clarissa Pínkola Estés, de quem sou admiradora confessa. Fico encantada com o jeito que esta mulher escreve e identifico-me demais, por conta da linhagem ancestral à qual pertencemos.

Dito isso, reescrevo aqui um lindo trecho de um dos seus lindos livros: "O DOM DA HISTÓRIA - Uma fábula sobre o que é suficiente".


     "Seja a sua família velha, jovem ou ainda em formação, seja você amante ou amigo, são as experiências compartilhadas com os outros e as histórias que se contam depois sobre essas experiências, além daquelas que se trazem do passado e do futuro, que criam o vínculo definitivo.
      Não existe um jeito certo ou errado de se contar uma história. Talvez você se esqueça do início, do meio ou do final. Mas um pouquinho de sol nascendo através de uma pequena janela também anima o coração. Por isso, adule os velhos resmungões para que contem suas melhores lembranças. Peça às criancinhas seus momentos mais felizes. Pergunte aos adolescentes os momentos mais assustadores das suas vidas. Dê a palavra aos velhos. Passe por toda a roda. Force os introvertidos. Pergunte a cada pessoa. Você vai ver. Todos serão aquecidos, sustentados pelo círculo de histórias que criarem juntos.
      Embora nenhum de nós vá viver para sempre, as histórias conseguem. Enquanto restar uma criatura que saiba contar a história e enquanto, com o fato de ela ser repetida, os poderes maiores do amor, da misericórdia, da generosidade e da perseverança forem continuamente invocados a estar no mundo, eu lhe garanto que...
                                                              será suficiente."

Inté.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

3º DIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIAS DE VIDA



Eu apoio esta iniciativa, desde o 1º Dia celebrado.

Penso que é uma iniciativa bem bacana, que dimensiona o que já é feito pelo mundo todo.

Aqui no Brasil, muita gente já trilhava o caminho aberto pelas histórias de vida das pessoas... Daí foi muito tranquilo não só apoiar, como continuar a fazer o de sempre... Escutar histórias de vida e recontá-las para que elas se espalhem e inspirem outros tantos; uma troca, uma relação.

Meu grande amor nasceu no dia 16 de maio. Por isso mesmo, um dia especial pra mim e cheio de histórias que se misturam nas tramas da minha vida.

Neste dia 16, eu contarei histórias no Bosque da Leitura Parque Toronto, contratada pela Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. Impossível começar a contar, sem falar de minha avó, que me iniciou neste caminho encantado... Lá vem história de vida...

Mais tarde, encontro com a família, pra celebrar nossa data querida...Mais outro tanto de histórias que brotam da gente, feito olho d´água.

Espero que vocês encontrem um jeito bem especial de celebrar!

Para saber mais, acessem:

http://www.ausculti.org/

BOCA DO CÉU - Encontro Internacional de Contadores de Histórias

Hoje eu estarei lá!!!

O foco do Boca do Céu 2010 é a discussão sobre a importância das narrativas como experiência humana.

Estão acontecendo debates entre especialistas de diversas áreas de conhecimento, como psicanálise, antropologia, filosofia, música, cinema, entre outras.

Vejam a programação, que vai até domingo (16/05/10)

http://www.bocadoceu.com.br

terça-feira, 11 de maio de 2010

CONTAÇÃO EM SAMPA - 16/05/2010 - 11h


Histórias de encantamento

Dia 16 de maio - 11h

Bosque da Leitura - Parque Toronto

Entrar em contato com nossa criança interior, para despertar o adulto que sonha e se emociona. O imaginário nos guiará pelo caminho do encantamento, proposto pelas histórias contadas.



Como chegar:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bosque_leitura/index.php?p=5801