terça-feira, 29 de abril de 2008

Cremilda e Bonifácio

Oi minha gente,

Hoje fui almoçar com minha amiga, a Katia Santos, em um restaurante japonês que tem aqui na cidade. Escolhemos uma mesa lá fora, na sombra, bem gostoso...Ocorre que no espaço externo tem uma espécie de piscininha, com vários peixes daqueles grandões e umas tartarugas. Daí eu já fui contando pra Ka:

Sabia que quando eu era criança eu tinha uma tartaruga e um cágado? A Cremilda e o Bonifácio. Adorava os dois, de verdade.

Nossa casa ficava no meio do terreno. No correder lateral direito, minha avó Maria fez uma plantação de copo-de-leite - cês sabem o que é, né? Aquela flor bem bonita, branca toda vida, com uma espécie de espiga amarela que fica bem no meio. Pois então, daí que a Cremilda e o Bonifácio ficavam metidos debaixo dos copos-de-leite o dia todinho; lá embaixo era bem úmido, um lodo só, que eles adoravam.

Todo fim de tarde, minha avó gritava: _Dééééééébraaaaaaaaaa, vem pegar as tartaruga!
E lá ia eu, bem brava; tava brincando pôxa! E ela bem que podia aprender a falar meu nome!

E pra achar e tirar os dois lá de baixo dos copos-de-leite? Era um inferno! Tinha que ficar apalpando o lodo, até achar um casco. Depois colocava as mãos por debaixo dos dois folgadinhos e colocar toda a minha força, pra arrancá-los de lá. Era uma vida!

Pronto! Agora tinha que botá-los no cercadinho que a vó fez, pra eles não comerem as alfaces dela. Pronto, de novo!

Agora podia correr pra continuar brincando.

Depois que eu contei pra Katia, no fim do almoço de hoje, resolvi contar essa história por aqui. Daí pensei: _Qual será a diferença entre tartaruga e cágado? Porque quando eu falava da Cremilda, fazia "questã" de nomeá-la tartaruga. E o Bonifácio, cágado.

Fiquei passada, quando em uma breve busca na internet, tive a seguinte definição no endereço: http://www.webciencia.com/14_tartaruga.htm

"As tartarugas são pertencentes à classe dos répteis e compreendem à ordem dos Quelônios (gr.: chelone, tartaruga). Mais de trezentas espécies de tartarugas podem ser encontradas em todo o mundo.

Exemplos: tartarugas (mar), jabutis (terra) e cágados (água doce)."


Valei-me Senhor dos répteis! Que eu falei errado a vida todinha...eram jabutis, os dois.

Ah, tá...Acho jabuti bem bonito. Nunca soube que tinha essa diferença, pra mim era tudo tartaruga...e cágado. Aliás, cágados eram os bichinhos que nadavam na piscininha do restaurante japonês.

Bom, em minha memória estão lá, os dois, bem felizes no lodo do copo-de-leite, sem saber se eram jabutis, tartarugas ou cágados...junto com uma menina bem sapeca que os chamava de Cremilda e Bonifácio.

Inté!