sábado, 2 de fevereiro de 2008

Contação na Praça 02/02/08

Hoje foi muito bacana lá na Praça Getúlio Vargas. Pra quem não conhece, é a praça central aqui de Guarulhos. O povo da Cia. É-Voraz de Artes Cênicas ensaia lá agora, de quinze em quinze dias, pela manhã. Os meninos tão mandando ver, vale falar! Eu sempre fui à praça de tardezinha mas no verão isso é impossível porque a chuva me pega...então agora vou pela manhã, por volta das 11h.

Consegui pela primeira vez reunir todos os engraxates, espontaneamente, pra ouvir histórias...foi uma delícia!!!

Aconteceu dessa maneira: eu vi um dos meninos engraxando os sapatos de um moço que estava acompanhado de sua companheira e de sua filha. Cheguei como quem não quer nada, cantarolei uma canção e comecei a contar uma história...os outros meninos foram se aproximando e por ali ficaram até a história acabar...os sapatos do moço ficaram um brilho só, porque o menino ficou esticando o brilho pra poder escutar a história também (assim ele não ficava mal por estar matando o tempo do trabalho, sabe?).

Depois, como tava muito quente, eles tiraram suas camisetas e jogaram-se na fonte da praça, nadando na piscina que ela forma. Foi uma farra!

Durante todo o tempo que estive ali (+ ou - até umas 13h30) eles chegavam mais perto, vez ou outra, pra escutar as histórias que eu contava pras outras pessoas que apareceram.

Dessas, duas meninas com a idade de minha filha Maíra, que tem dezessete anos, ficaram um tempão e ouviram várias histórias...apareceu um homem com seu filho e os dois riam muito...eles eram alegres...a Dona Maria, que tem 69 anos também apareceu; eu a conheci hoje mas a gente se tratou como quem se conhece há muito...ela topou contar histórias também e foi muito emocionante: não só contou histórias como também recitou versinhos que lembrou de sua infância e cantou umas canções de roda...disse que aparece sábado que vem...eu torço pra que isso aconteça...

Um outro homem que chegou no meio de uma história ficou e permaneceu pra outra...ele me disse uma coisa muito bacana: disse que ele estava se sentindo mal e, quando me ouviu, foi chegando perto pra ouvir melhor...segundo ele, cada vez que ele ouvia mais um pouquinho da história, mais ele melhorava... me emocionou por demais e fez com que eu ficasse mais agradecida ainda, ao Universo, por ser esse meu ofício.

Brigada gente!!! Inté sábado que vem!