sábado, 12 de abril de 2008

Contação na Praça Getúlio Vargas - 12/04/08 - Botando a palavra pra andar!!!

Desde segunda-feira que eu estou "de molho"...uma infecção viral, das bravas, me pegou e derrubou-me na cama.Tive febrão e tudo o mais...

Mas sabe como é, sábado tem contação na praça. A febre, como num passe de mágica, passou - um pouco. E eu fui à praça.

O dia estava lindão, um Sol maravilhoso, muito calor. Mas confesso que estava meio molinha, com uma voz bem fraquinha...as histórias trouxeram-me o ânimo.

Hoje pai e mãe sentaram-se pra ouvir histórias junto com as crianças. O pai não queria não, estava com vergonha. Depois passou e ele sentou-se, sem perceber. A mãe era mãe de outras crianças e sentou-se logo, pra descansar.

As meninas da UnG que fizeram oficina comigo apareceram também. Elas pensam um projeto sobre contar histórias como ferramenta pedagógica; bem bacana. A gente conversou um pouco no final sobre o projeto delas.

O moço da Cia. Teatral É-voraz apareceu também, pensando que o povo do teatro estava por lá. Como não estavam, ele ficou um tempo conosco. Eu gostei; ele faz olhos de quem está viajando na história - rsrsrsrsrsrsr.

O moço-sorveteiro passou e perguntou se eu estava a contar histórias...o Cícero e o Diego, que trabalham engraxando sapatos também estavam lá hoje - fazia tempo que eu não os via. Eles vão em horários diferentes, há cada sábado.

Sabe o que está acontecendo? Parece que a praça é o quintal de minha casa e eu recebo visitas...Eu gosto tanto disso, que até esqueci que estava doente! Preciso agradecer, sempre, a presença das pessoas que já conhecem o trabalho, aquelas que passam e ficam, aquelas que passam, não podem ficar mas sorriem, e o amor da minha vida que registra tudinho pra mim.

E foi isso. Mais um sábado com a tarefa cumprida, com muito gosto!!!



quinta-feira, 10 de abril de 2008

Boca do Céu - III Encontro Internacional de Contadores de Histórias


Fiquei "de molho" alguns dias, por isso demorei a postar as fotos do Boca do Céu.

Foi uma semana bacana, com oficinas interessantes, algumas polêmicas que muito me interessam (contar histórias X teatro), relatos de experiências, debates, ciranda, brincadeiras, música e muita história!

Conhecer pessoalmente o Fabiano Moraes (ES), a Benita Prieto (RJ) e o Sergio Bello (SC), foi bom demais!

A Lenice Gomes anunciou sua chegada com pétalas de flores e uma canção...sua história segurou a gente...jeito de contar gostoso, que embala a alma.

É sempre bom ouvir gente de outros cantos, pra gente se ouvir melhor...

No dia 06/04/08, um domingo, contei história na Tenda. Eram três apresentações: a minha, a do pessoal do Conto em Cantos e a das meninas que batem tambor e que eu não lembro o nome...se alguém lembrar, me manda o nome delas, tá?


Pra minha grande honra, nosso Mestre de Cerimônias foi o Giba Pedroza, grande Contador de Histórias e mestre em trava-língua!

Conto em Cantos, Giba Pedroza, Eu e as Meninas do batuque (não sei o nome, lembra?)

Contadora de Histórias, adora ouvir histórias, sabia?

Agora é o seguinte, minhas amigas e meus amigos foram prestigiar a contação!
Vejam só que gente bonita demais da conta...

Márcia D´Ângelo e Miram Palma, da biblioteca Monteiro Lobato (Guarulhos)

a Miriam, o Marcos (irmão da Márcia Ribeiro), Cláudio Donato - o amor da minha vida, Eu, a Márcia Ribeiro e a Júlia, sua filha (que aliás adora ouvir histórias).

A Katia Santos (minha grande companheira de trabalho, Artista-educadora das boas!) e o Moa Simplicio (o amor da Katia, também Artista-educador dos bons!) - esse casal é bacana demais...cês não tem idéia! E eu e o meu amor, de novo - e sempre!!!

Marcelo Manzatti - antropólogo, que teve a iniciativa de lançar o Boletim Familiá e o grupo de discussão virtual "culturas populares". Grande divulgador da cultura popular, a Ka e o Moa...

Eu sou muito agradecida pela presença, pelo carinho, pelos ouvidos e corações atentos de vocês, viu?
Brigadão minha gente!!!
Inté!