sábado, 10 de setembro de 2011

Botando a palavra pra andar! 03/09/11 - Bosquinho - Gopouva - Guarulhos/SP

O dia amanheceu coberto de Sol e eu fui pro Bosquinho, com os livros e minha cesta de tecidos...meu tapete mágico está na fada-costureira...

Enquanto esperava que as pessoas chegassem, fui chamada por uma árvore:

_Ei, Débora! Venha ver a novidade...

Eu não sou boba nem nada e já aprendi a escutar o que as árvores falam... Então fui.


Era uma Dona Jabuticabeira, toda prosa, se mostrando pra mim! 


 _Veja só os meus pequenos frutos, que já deram o ar da graça; uma beleza minhas crianças, dizia ela!


Pequeninos e verdes ainda, logo estarão bem pretinhos e prontos pra serem devorados pelos que já experimentaram seu gosto delicioso !!!


Fui xeretando galho por galho, cheinho de jabuticaba-criança...sob a orientação da mamãe toda orgulhosa...
_Já pensou que coisa mais linda a gente fazer um piquenique quando tudo estiver bem madurinho, pra contar histórias e chupar jabuticaba? O que a senhora acha, hein?


Ela me disse que estava aprovado, mais que aprovadíssimo! Inclusive conversaria com Dona Cerejeira e demais colegas árvores frutíferas do Bosquinho sobre o assunto. Quem sabe, não teríamos vários piqueniques, não é mesmo?


_ Mas ó, Dona Jabu (percebam a intimidade) eu tenho que ir, porque as pessoas estão chegando pra escutar histórias. Semana que vem, eu volto e a gente continua a nossa convers, os nossos planos.

 
Dona Jabuticaba concordou. Até porque ela também escuta as hisórias que eu conto e gosta muito! Inclusive me confidenciou que tem especial gosto por uma que conta a historia de um menino que se afeiçoou por um pé de laranja lima quando pequeno e depois ficou com muita saudade dele. *

Olha só que graça, as meninas escutando histórias...


 Era a história da "Velhinha que dava nome às coisas" **. Uma coisa linda de história, com ilustrações que dão vontade de entrarmos na vida dela...


Seguimos brincando de escolher histórias que moram dentro de mim e outras que moram nos livros...


As meninas disseram que é muito bom escutar histórias no Bosquinho!


Lendas brasileiras, como as do menino traquinas que tirou do sério o Velho Chico, a da primeira vez que surgiu no mundo o João de Barro, ou de como surgiu o fogo. 

 
E as histórias foram contadas, e as histórias foram vividas por nós... Uma beleza de manhã! Até o Seu João veio, pra escutar histórias com a gente...


A menina ficou até o finzinho...até quando todas as outras pessoas foram embora...


Ela queria continuar a se alimentar...menina esperta esta!

Me despedi da menina, do Seu João e de Dona Jabuticabeira e fui embora.

Muito agradecida por vocês estarem comigo, minha gente!

Muito agradecida pelas fotos, moça adulta que aparece em uma das fotos!

Muito agradecida pela conversa e pela beleza da vida, Dona Jabu!

Gratidão, sempre!



* "Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos, um dos muitose livros que me fez chorar de emoção (eu me lembrava do pé de abacate da minha infância).
** "A Velhinha que dava nome às coisas", de Cynthia Rylant e Katryn Brown.







quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Eu orientarei a oficina "Lendo histórias, estimulando a leitura", no dia 09/09/11, das 11h30 às 16h30 (com uma parada para o almoço)
Por meio de atividades práticas, a oficina tem por objetivo sensibilizar bibliotecários/as, agentes de leitura,professores/as e pessoas interessadas em realizar mediação de leitura em bibliotecas, salas de leitura e espaços de convivência. Favorecendo o contato com a literatura oral e a literatura escrita, serão apresentadas as distinções entre a mediação de leitura e a contação de histórias. 
O Seminário:
O II Seminário de Leitura LiteraSampa tem como tema a Bibliodiversidade por meio de diferentes abordagens: diversidade de acervo, democratização do acesso, acessibilidade etc. O evento propõe a reflexão sobre a importância do critério da diversidade na seleção do acervo, na gestão da biblioteca, na formação dos gestores e mediadores de leitura. Na Biblioteca Monteiro Lobato acontecerá o LiteraSampinha para 30 crianças a partir de 05 anos: haverá leitura compartilhada e, com apoio da organização Espaço Arterial, será produzido, pelas crianças, um jornal literário.
Seguindo o formato dos demais eventos realizados pelo LiteraSampa, haverá momentos para reflexão teórica e prática: debates, oficinas de mediação, declamação de poema, bate-papo com autores, exposição de obra de Guimarães Rosa bordada pela organização Teia de Aranha. 
É estimado um público de 250 participantes entre educadores sociais, jovens mediadores de leitura, professores de escolas públicas, estudantes de biblioteconomia.
O evento é gratuito, mas é solicitado que cada participante leve um livro de literatura com edição a partir de 2007, ara compor o acervo das bibliotecas comunitárias do Polo.