quinta-feira, 29 de maio de 2008

ANIVERSÁRIO DA VÓ MARIA

Hoje choveu e, se minha avó Maria estivesse por aqui, ela faria aniversário.

Resolvi então, eu que ainda aqui estou, escrever algo pra celebrar a memória dessa maravilhosa Contadora de Histórias, que encheu a minha vida de fantasia e encantamento, de medo e de alegria, de flores e de animais; de vida enfim!


Uma porção de coisas


_Vó, lembra de quando o quintal de casa, aquele onde a senhora tinha a horta e o galinheiro, encheu d’água quando deu aquele temporal?

_Eu lembro.

_Lembro da senhora amarrando a saia bem pra cima, e entrando no lago de lama que aquilo virou, pra ver se não tinha entupido o cano por onde a água escoava...

_Eu tinha certeza que a senhora ia dar um jeito, e nem ia ficar machucada. Fiquei com pena das alfaces, da abóbora, da cebolinha...tudo morrendo afogada, coitadas...

_Fiquei com medo dos relâmpagos. Aqueles que, a senhora me ensinou, caem bem no meio do cucurutu e a gente morre...já viu, né? Ia virar um pedacinho de carvão, torradinha. [Coitada da vó].

_Vixe, deixa eu tirar essas coisas de minha cabeça; num presta pensar coisa ruim!

[Êita, lá vai a vó lá no fundão do quintal, pra cutucar o cano com o pedaço de pau que ela pegou pra servir de bengala e que segura a corajosa no chão do lago. Minha vó é bem corajosa, num é mesmo?]

_Já pensou se aparece cobra? Ai meu Deus do céu...e se for aquela que a senhora me contou que mora no rio do interior e veio aqui visitar os parente no lago de lama?

_Já sei vó: bate nela com o pedaço de pau. Ela vai ficar zonza e o aguaceiro leva embora. Viu como eu aprendi, vó?

_É vó, ta na hora de entrar pra casa. Tomar banho quente e café também. Depois preparar a janta. Todo mundo tem que comer.

_Eu já sei uma porção de coisas. Foi a senhora que me ensinou.

_Brigada vó!


Pra minha vó Maria, que foi viajar e ainda conta histórias na eternidade, eu sei.