segunda-feira, 26 de julho de 2010

ABSURDO - Contador de histórias africano impedido de entrar no Brasil em 23/07/10

ESTA MENSAGEM FOI ENCAMINHADA POR BENITA PRIETO

Boniface Ofogo Nkama ( http://www.boniofogo.com/ ) nascido na República dos Camarões e radicado na Espanha desde 1988, nosso convidado para o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias (www.simposiodecontadores.com.br) que acontecerá na próxima semana, no Rio de Janeiro e em Ouro Preto, foi impedido de entrar no Brasil, no aeroporto de Confins/BH, pela Polícia Federal que alegou falta de visto, no dia 23/07/2010(sexta-feira),vindo de Madri em voo da TAP.

Ele havia estado com a Vice-Cônsul do Brasil em Madri, no dia 20/07, com toda a documentação e foi informado que há pouco tempo foi celebrado um acordo que dispensava o visto dos cidadãos camaroneses. Confirmando o e-mail que eu havia recebido do setor de vistos do Consulado do Brasil em Madri dizendo não haver necessidade, pois a carta convite de intercambio cultural era suficiente para sua estada no país, como turista, durante três meses.

Boniface embarcou sem problemas, mas ao chegar ao aeroporto de Confins/MG a Policia Federal não permitiu sua entrada. Embora ele tenha relatado toda a situação, mostrado os documentos, cartas, e-mails, seus livros, o programa do Simpósio de Contadores. UMA SITUAÇÃO HUMILHANTE E CONSTRANGEDORA.

Boniface me telefonou às 17 horas dizendo que às 19 horas seria DEVOLVIDO a Madri. Imediatamente liguei para a Polícia Federal do aeroporto de Confins perguntando o que poderíamos fazer. E eles me disseram que nada.

Recorremos ao serviço de imigração e o Ministério das Relações Exteriores enviou uma permissão para a entrada no país.
A Polícia Federal alega que a permissão chegou as 19h31 e o voo já havia partido as 19 horas. E novamente me disse que não se podia fazer mais nada.

ESSA ATITUDE É INACEITÁVEL. Boniface é um artista reconhecido internacionalmente e que já esteve em 18 países sem nenhum problema, inclusive no Brasil, em dois simpósios anteriores, e foi um dos protagonistas do documentário Histórias que gravamos aqui em 2005.

Estou envergonhada e preciso tomar uma atitude, pois tenho certeza que houve PRECONCEITO COM UM AFRICANO, POR SER NEGRO E ARTISTA.

Boniface é um artista excepcional, um contador de histórias, um intelectual, um mediador intercultural, um escritor. Vinha para o Brasil para estrear no Simpósio o documentário En Memória uma homenagem a seu pai, recentemente falecido.Ele é da etnia yambasa onde seu pai era rei e o detentor da palavra, um mestre da cultura popular.E Boniface por tradição agora representa na sua etnia o que foi seu pai.

Nossa primeira ação foi entregar para um advogado todos os documentos pedindo que Boniface seja trazido ao Brasil para o evento com todo o respeito e dignidade que merece. E com um pedido de desculpas do governo brasileiro.

A situação é lamentável nesse momento em que o Presidente Lula acaba de voltar da Africa para acordos de cooperação com esse continente que é o berço da humanidade.

E imaginem o que pode acontecer na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016 se as informações dos consulados do Brasil no exterior divergem das que existem no nosso país.

Peço a todos que nos apoiem enviando este email para sua rede de amigos e para todas as instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, que conheçam. E repliquem esse e-mail nos seus blogs e nas redes sociais.

Benita Prieto
Idealizadora e Produtora do Simpósio
e-mail : simposiodecontadores@simposiodecontadores.com.br  

A situação é lamentável, em qualquer momento...com qualquer pessoa...

3 comentários:

  1. A afirmação de “…que houve PRECONCEITO COM UM AFRICANO, POR SER NEGRO E ARTISTA…” é equivocada e lesiva.
    Merece mais que comentários, providencias também!!!

    Todas as informações relacionadas ao controle migratório estão difundidas nos sites governamentais de forma a proporcionar as orientações necessárias aos passageiros e evitar transtornos.

    Nesta matéria, o propósito da estada do estrangeiro no Brasil era de caráter cultural, condição de artista, ou mesmo turista, sendo indispensável portar o visto correspondente conforme determina a lei 6.815/80, estatuto do estrangeiro, veja o artigo 4° e 13°.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L6815.htm

    Quanto à exigência de vistos estabelecida nos acordos internacionais, o MRE disponibiliza em seu site as devidas informações.

    É possível constatar que, para Camarões, conforme acordo Bilateral com o Brasil, apenas os portadores de passaporte diplomático e passaporte oficial têm dispensa de visto para estada até 90 dias, o que, neste caso, não era o correspondente.

    http://www.itamaraty.gov.br/o-ministerio/conheca-o-ministerio/comunidades-brasileiras/divisao-de-documentos-de-viagem-ddv/regime-de-vistos?searchterm=vistos

    Conclusão: Para a organização de eventos no Brasil com participação de estrangeiros, recomenda-se o cuidado de atentar às leis e acordos internacionais vigentes, observando a atividade a ser exercida pelo estrangeiro e sua nacionalidade definida no respectivo documento de viagem a ser apresentado à fiscalização.

    A tentativa de manipular opiniões convertendo a ação fiscalizadora legítima de uma instituição oficial séria e notoriamente imparcial em ato que denota racismo, tipificado como crime, denegrindo publicamente sua idoneidade e credibilidade é fato grave, potencializado a medida que se propaga e merecedor da devida ATENÇÃO.

    Observem ainda que o estrangeiro está tripudiando do Brasil e Policia Federal em seus e-mails publicados. (

    Que nível de cultura e filosofia é esta?

    Vamos exercitar nossa cidadania!

    E, claro, não esquecer os provocadores da injuria dirigida a autoridade que cumpriu o dever de ofício.

    Abraços

    Alvimar

    ResponderExcluir
  2. Oi Alvimar,
    Aqui está sua postagem-resposta. Como você mesmo citou: "Vamos exercitar nossa cidadania!"
    Obrigada pela visita.
    Abraços pra você também.

    ResponderExcluir
  3. Olá Boa Noite!!!
    Sou professora orientadora de sala de leitura de uma escola pública na Zona Leste de São Paulo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Virgílio de Mello Franco( Rua Erva do Sereno nº 15 Jardim São Martinho São Miguel Paulista) e juntamente com a Equipe Escolar estaremos realizando nossa 1ª Semana Literária no período de 30,31 de agosto e 01,02 e 03 de setembro de 2010 .
    Por ser uma escola na qual seu corpo discente não tem ou tem pouquissímo acesso a cultura gostaríamos de proporcionar momentos que ficarão marcados na vida destas crianças,portanto estamos à procura de escritores, ilustradores e contadores de histórias que voluntáriamente estivessem disponíveis a trazer um pouco da magia dos livros e da literatura à nossa escola.
    Portanto gostaríamos de convidá-la à nos prestigiar com uma visita aos nossos alunos durante esta semana. Ficaremos honrados com sua visita.
    Infelizmente se não for possível por gentileza indique alguém para que possamos entrar em contato e enriquecer esta semana em nossa escola,ficaremos imensamente gratos.
    Tentei entrar em contato com você no email que aparece no blog mas não consegui.O meu email é leiladetuske@yahoo.com.br
    Agradeço a gentileza e atenção.
    Professora Leila

    ResponderExcluir