sábado, 5 de março de 2011

O dia de todos os pássaros



Tudo tão claro que me doem os olhos da imaginação.

Lembrança de algo que não conheço, duma Maria Exita que no “(...)ingrato serviço, de todos o pior: o de quebrar, à mão, o polvilho, nas lajes”, encanta a gente... “moça feita em cachoeira”, “sozinha de se sufocar”.

E a gente, que anda meio Sionésio,  em folga e espírito pra reparar na transformação... Sente um impulso interno, quente e forte, que nos bóta a arriscar...

“Substancia
(...) A alumiada surpresa.
Alvava.
Assim; mas era também o exato, grande, o repentino amor - o acima. Sionésio olhou mais, sem fechar o rosto, aplicou o coração, abriu bem os olhos. Sorriu para trás.
Maria Exita. Socorria-a a linda claridade. Ela -ela! Ele veio para junto. Estendeu também as mãos para o polvilho - solar e estranho: o ato de quebrá-lo era gostoso, parecia um brinquedo de menino. Todos o vissem, nisso, ninguém na dúvida. E seu coração se levantou.
- "Você, Maria, quererá, a gente, nós dois, nunca precisar de se separar? Você, comigo, vem e vai?" Disse, e viu. O polvilho, coisa sem fim. Ela tinha respondido:
- "Vou, demais". Desatou um sorriso. Ele nem viu. Estavam lado a lado, olhavam para a frente. Nem viam a sombra da Nhatiaga, que quieta e calada, lá, no espaço do dia.
Sionésio e Maria Exita - a meios-olhos, perante o refulgir, o todo branco. Acontecia o não-fato, o não-tempo, silêncio em sua imaginação. Só o um-e-outra, um emsijuntos, o viver em ponto sem parar, coraçãomente: pensamento, pensamor. Alvor.
Avançavam, parados, dentro da luz, como se fosse no dia de Todos os Pássaros.(...)” *

* Texto "Substancia" que está em "Primeiras Estórias" de João Guimarães Rosa.
A foto é de Luciano Coca/AE e retrata a produção de polvilho no município de Conceição dos Ouros, sul de Minas Gerais: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,conceicao-dos-ouros-quer-certificar-polvilho,417437,0.htm

Um comentário: