quinta-feira, 14 de outubro de 2010

7ª FESTA DO SACI & SEUS AMIGOS



Há 7 anos, época da criação da Sociedade dos Observadores do Saci – SOSACI (da qual faço parte), iniciei aqui em Guarulhos, onde moro, a cruzada para fazer do nosso negrinho uma unanimidade, em lugar das abóboras do capitalismo selvagem (palavras da amiga Maria do Rosário).

Personagem que representa o folclore brasileiro, o Saci – o mais conhecido de todos – nos convida para festejarmos a cultura brasileira, ao invés do ralouim de outro país.

A idéia é que as pessoas percebam a importância e a necessidade da valorização da nossa cultura. Afinal o que forma um povo é tudo aquilo que ele lembra e comemora em conjunto. Os mais jovens sabem tudo sobre o ralouim, mas não conhecem uma travessura do Saci.

A programação desta 7ª Festa traz várias manifestações da cultura popular brasileira (brincadeiras, danças, cantos, histórias, expressões). As atividades são para todas as faixas-etárias e terão os amigos do Saci, presentes: o Curupira, a Mãe D´Água, o Boitatá, a Mula-sem-cabeça e tantos outros...

A cada ano aumenta o número de parceiros e pessoas que querem festejar conosco.

Neste ano, começaremos às 10h e ficaremos tanto quanto quisermos...Durante todo o dia, simultaneamente, será exibido o filme “Somos todos Sacys” que tem muitas entrevistas com pessoas que já viram o danado, ou ouviram falar dele e outros que discutem os mitos no campo acadêmico. Em muitas cidades do Brasil, o dia 31 de outubro foi instituído por Lei, como o Dia do Saci. Aqui em Guarulhos, ainda não é.

Muitos amigos trarão sua colaboração! A alegria é o principal ingrediente desta festa!!!
Venha festejar conosco!!!

Programação:

Música
Brincadeiras
Oficina de Saci (jornal e tecido)
Roda de histórias
Folcloricando (Interação Multimídia)
Exibição do filme: “Somos todos Sacys” de Rudá K.Andrade e Sylvio do Amaral Rocha


Parceiros: Amigos, membros da Comissão Paulista de Folclore Núcleos: Baquirivu, Vale do Rio Grande e Piratinga, Cia. Brancaleone de Teat(r)o, Cia. Los Xerebas, Cia. Palavras Aladas, Casa dos Cordéis e SOSACI.

Um comentário:

  1. Baixar o Documentário - Somos Todos Sacys - http://mcaf.ee/t1dsr

    ResponderExcluir